sábado, 5 de janeiro de 2013

BORDADOS INFANTIS II

Ainda sobre meus bordados infantis vou mostrar uma preciosidade: o livro que ganhei, da minha dinda, aos 10 anos (vai tempo...). Eu o guardei todos estes anos; resistiu a inúmeras mudanças de casa e de vida, de interesses... Hoje, já pode ser considerado uma antiguidade...               

Foi impresso em 1962, Editora do Brasil e a autora é Deolinda Mattos de Souza Martins. Minhas homenagens a esta senhora e a editora que acreditou neste tipo de publicação!

Em diversas ocasiões, me vali dele para aprender coisinhas simples como o ponto de margarida, as bainhas abertas, iniciar um tricô, um nozinho simples de macramê, um ponto paris...



Alguém ainda remenda ou cirze? Cerzíamos, principalmente meias usando um ovo de madeira. Ele era colocado dentro da meia para facilitar o trabalho. Hoje é tudo tão descartável e facilmente substituível e, além do mais, venhamos e convenhamos, cerzidos machucam nossos pés...

Ao preparar a lembrança de aniversário para as sobrinhas e retirar o livrinho, do fundo do baú, não imaginei que tantas lembranças viriam à tona... Nestes momentos, a gente se dá conta do tamanho da bagagem de experiências e lembranças que possui. DELICIA!


4 comentários:

  1. Egléa,
    que lindo post.
    Amo folhear essas revistas antigas....
    quanta informação simples, mas valiosa!!!!
    E naquela época, essas revistas não eram para todos...
    poucos podiam se dar ao luxo de a ter...Continue a cuidar dela como se de uma relíquia se tratasse, que ao final é isso mesmo...
    Abraços e muito obrigada por compartilhar...


    de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  2. Maria Filomena,vou contar um segredo: estou torcendo para que alguma sobrinha se interesse pelos crafts para que eu possa repassar este livrinho. Pelo andar da carruagem isto está tão difícil de acontecer...
    Muito obrigada pelo carinho do comentário e pela visita!
    Super abraços para você!
    Egléa

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei com a Deolinda no ginásio e este foi o livro didático adotado.....

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer obrigada por publicar o livro já que eu e minha colegas estávamos procurando..... O meu embolorou e tive que me livrar mas não esqueci das lições e das imagens.....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa