domingo, 13 de janeiro de 2013

PELO QUINTAL, NUM MOMENTO DE ESTIAGEM

Uma semana de chuva... Chuvinha miúda, ininterrupta... Chuva molhadeira. A natureza agradece e pede mais, os reservatórios e nascentes começam a voltar ao normal, o povo, das áreas de risco, começa a ficar apreensivo com medo de deslizamentos e alagamentos... Quiron, sentado na varanda olha para a chuva, olha para mim e dá um gemido... Sinto muito amigão, não tenho poder sobre a chuva, resolva isso com São Pedro. É época dela, não há o que reclamar, há que, dentro do possível, precaver mas, alguém se lembra disso quando ela não está malhando?

Bem, o quintal explodiu em verde! Poucas flores pois, a chuvinha constante não as favorece muito mas, o verde... ah... este está um verdadeiro escândalo! 




Meu Amor diz que, com  as folhas de taioba daqui de casa, Eva faria vestidos longos...


As mudinhas novas, do antúrio vermelho, que estavam muito sentidas com o replante, começam a achar que florir vale a pena...


A caninha do brejo (ou caninha de macaco)
fazendo a alegria dos beija-flores... 

 Na varanda da oficina de costura (meu céu) orquídeas novas...






E  artimanhas para que, um casal de rolinhas, não construa seu ninho no vaso de uma orquídea “bailarina” (ou “chuva de ouro”) que se prepara para florir.



Termino meu passeio com  numa fala de um romance do José Mauro de Vasconcelos (acho que Garanhão das Praias): 
“Chuva, chuva, chuvai!”

8 comentários:

  1. Olá Egléa
    Obrigada pela visita e por estar seguindo o meu blogue.
    Adorei as suas plantas e flores lindas, num belíssimo espaço.
    Bordados lindos!
    Irei aparecer por aqui mais vezes e acho que vou gostar muito!
    Bj
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a atenção da visita, Teresinha!
      Com certeza aprenderei muitas coisas lindas com você no seu blog.
      Apareça sempre!
      Um abraço

      Egléa

      Excluir
  2. Egléa,
    que lindas imagens...
    parece até que senti o cheiro de terra molhada após a chuva....
    obrigada por esse lindo presente.

    abraços de MF

    PS - não me esqueci de sua pergunta...logo logo posto a resposta...
    beijos de MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Filomena, vamos ver se seu comentário aparece lá no blog...
      Já vi a postagem sobre "o que é aldeia" e gostei muito!Obrigada"
      Um abraço carinhoso

      Egléa

      Excluir
  3. Egléa,
    realmente anda a acontecer isso....não sei como resolver ainda, tanto o fato de não conseguir comentar, como o fato de ter encavalado....

    vamos ver ,....
    abraços de MF

    PS - ontem fiz um comentário aqui.....não chegou?????

    ResponderExcluir
  4. Maria Filomena, que coisa estranha... vi seu comentário e o publiquei... você falava do cheiro da terra molhada... ele sumiu...
    Preciso sair agora mas, na volta , com calma, vou pesquisar o que está acontecendo... Seu blog continua encavalando as postagens....Quem sabe se exclui-las e postar novamente funciona?
    Abração!

    Em tempo: Quiron e Fubá agradecem, com abanos dos rabicó e rabo, o seu afago.

    ResponderExcluir
  5. Egléa, estou aqui em seu blog já faz um bocado de tempo. Descubro que você é deliciosa de se ler, sensível e poeta. Adoro essa vida de campo, essa prova de mato, de verde, de flor, de lua e estrela. Morei 5 anos em Nova Lima (MG), praticamente dentro do campo. Foi a fase mais linda da minha vida. Um dia ainda volto pro campo. O campo é meu. Sou do campo.
    Continuo aqui em seu quintal...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Helena! Desfrute a vontade!
      O quintal anda feio, feio... como anseio por esta chuva molhadeira....
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa