sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TORTA DE BANANAS DA MINHA MÃE

Meu pai adorava esta torta! Gostava tanto que minha madrasta continuou fazendo para ele e os filhos. Ela está nas minhas mais antigas lembranças das sobremesas da família. Acho que, todos os meus irmãos, a fazem em suas casas.  Meu Amor dá um sorriso de orelha a orelha quando a vê e, minha amiga Regina - que se diz péssima cozinheira - está querendo aprender a fazer. É tão antiga, simples e comum que, acredito,  todo mundo sabe como fazer ou tem sua receita. Como fiz uma, para esperar as visitas  que chegarão, amanhã, para o feriado do carnaval...

O segredo? São na verdade dois:
1-   Fazer de véspera.
2-  Bananas beeeeeeem maduras. 



1 penca de bananas  caturra (como são chamadas aqui) ou d’água (como se chamam no Rio). A receita diz 1 dúzia mas, como elas diferem de tamanho, eu calculo um tanto que encherá a forma. Elas serão descascadas e cortadas em fatias longitudinais  finas.


Para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar refinado 
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal
Misturar suavemente, sem sovar.



A massa é áspera e fica meio grudenta na mão.

Forrar o refratário com esta massa. Para poder espalha-la sem "melecar" a mão ir passando um pouquinho de manteiga na ponta dos dedos.



Sobre esta massa colocar as fatias de banana intercalando as camadas com um pouquinho de açúcar com canela.

Levar ao forno. E...

Minha mãe fazia uma “grade” de massa, por cima, para enfeitar mas, eu não tenho muita paciência para isso e deixo sem nada em cima mesmo.

Depois de frio tampar e deixar fora da geladeira de um dia para o outro. As bananas vão soltando caldinho e a massa vai ficando molhadinha...

Se quiser pode servir com creme de leite ou sorvete de creme.
Já substitui a banana por maçã, já usei farinha integral e açúcar mascavo, já coloquei uvas passa no meio e deu tudo muito certo.

Faz parte do jeito mineiro de ser receber os amigos com comidinhas gostosas: já tenho pão de queijo que aqui, em Minas, não pode faltar, empadão de frango (confesso que este eu encomendei a uma salgadeira) e empadão de batatas com carninha (também receita da minha mãe) aguardando-os e ainda vou preparar os biscoitinhos de coco da Maria Filomena. Segundo o meu cunhado: “está aberto o SPA de engorda"!

5 comentários:

  1. Egléa, vou fazer essa torta de banana...
    estou com água na boca......
    eu tenho uma receita, mas nem de longe é parecida com essa....
    qualquer dia eu mostro no blog...
    Bom feriado, querida amiga......

    beijos de Maria Filomena


    PS- quero ver os biscoitinhos de coco.....

    ResponderExcluir
  2. Очень аппетитный пирог! Обязательно попробую приготовить! Спасибо а рецепт!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu não acredito!
    Sabe quem fazia essa Receita?
    Minha Avó. Ai! que saudade.
    Amei Minha Amiga, e é claro que já copiei
    Amanhã vou na feira para comprar as bananas.
    Obrigada de Coração
    Amei te conhecer

    Beijos no Coração da sua mais Nova Amiga
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Andréa!
      Me conte, depois, se a torta ficou boa...
      Seja bem-vinda sempre!
      Um abraço!

      Egléa

      Excluir
  4. Não conhecia esta receita e se vc nao se incomodar vou copiar e por no meu blog pra quando eu precisar.bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa