terça-feira, 24 de setembro de 2013

TALHA ou FILTRO? LINDA PEÇA, DOCE LEMBRANÇA.

Talha ou filtro? Conheço pelos dois nomes e, aqui, usarei a denominação antiga, lá da casa da infância: talha.


A lembrança mais antiga, dela, me encontra, bem pequena, talvez com uns quatro anos de idade, ou menos ainda. Ficava na copa (sala de refeições), da nossa casa, num canto da parede, sobre uma peça de mármore branco.

Acredito, ter sido um dos sonhos de consumo da minha mãe que, a achava linda  o que ela, de fato, é!

Tinha porém, um grande e grave defeito para uma talha: a água guardada nela não fica fresquinha como convém à água de beber, a louça não possui esta capacidade térmica. Lembro-me que, nas tardes de verão, costuma-se colocar gelo dentro para amenizar este problema.

Um dia, saiu do seu pedestal e, simplesmente, foi para dento de um armário, sendo substituída por outra, de barro, que nos proporcionava, embora com menos beleza, água fresquinha. E neste armário ficou anos e anos.

Agora, saiu do ostracismo e, em peanha de madeira, feita especialmente para ela, com a solenidade de grande dama, enfeita nossa varanda.



Sugeriram-me plantasse algo nela... Nem cogito tal coisa! Imagine só danificar esta preciosidade... Até a torneirinha é original e não tem nenhuma trinca ou  quebradinho.




Nas lembranças, antigas, me encontro, também, com muito medo das carantonhas de leão que a enfeitam. Agora, estou criando o mito que, estas carrancas, protegem, a casa, dos maus espíritos a exemplo das que enfeitam as barcaças do rio São Francisco.


Ando, ansiosa, na expectativa da chegada de outra preciosidade que pertenceu a minha mãe. Será? Vamos ver, até o fim da semana saberei.

16 comentários:

  1. Que peça linda Egléa, você fez bem em coloca-la em destaque na sua entrada. Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, boa semana para você também!
      Esta varanda é a interna, a da entrada é bem pequena.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Linda demais, meu filtro azul de louça quebrou um dia destes, fiquei magoada por demais. Mas também tinha o defeito a água era quente.
    Minha mãe falou que talha é quando não tem as velas é uma peça inteira, o filtro são duas peças uma onde colocamos a água pra filtrar e a debaixo já com a água para tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... então esta é, de fato, uma talha. Aprendi mais um pouquinho, obrigada Du!
      Que pena o seu quebrou...
      Um abraço!

      Excluir
  3. Egléa

    Conheço como filtro. Tenho saudade do filtro de barro que tinha na casa de minha mãe na infância. A água era fresquinha e tinha sabor de pureza.

    Uma linda semana
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da explicação da Du (comentário anterior ao seu).
      Aqui em casa temos a talha de barro onde colocamos a água mineral. fica fresquinha e como diz você com sabor de pureza. Experimente!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Que lindo Egléa! Uma preciosidade dessas não podia ficar escondida dentro de um armário. Acho que as talhas não possuem o filtro e por aqui chamamos de filtro. Sempre teve um na casa da mãe e não sosseguei até comprar um para o Recanto. Agora temos um de barro, com água bem fresquinha. Mas esta talha branca tá um arraso!!!! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei com a Elisa (acima) o nosso filtro, aqui em casa, é de barro também.
      Abraço e chamegos na turminha!

      Excluir
  5. Gyönyörű darab! Szép emlék! :)
    Peça linda! Memórias bonitas! :)

    ResponderExcluir
  6. Postei o pap da pintura de giz de cera.

    ResponderExcluir
  7. Egléa, que tesouro!!

    E ainda tem o valor dobrado, pois foi da sua mãezinha!!

    Amo essas peças antigas, com histórias de vida!!

    Querida, quero muito te agradecer pela sua presença em minha vida, com palavras de preocupação e amizade!!! Vou guardá-las em meu coração.

    Estou voltando aos pouquinhos, já me sinto bem mais animada...Deus vai dando forças!!

    Tenha uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você, por aqui, novamente!
      Um abraço carinhoso!

      Excluir
  8. Ownn... que lindeza de peça... e que lindeza de texto! Aqui em casa chamávamos tb de talha... e ficava tb (a de minha mãe ainda fica) sobre uma peça de mármore branco. Concordo inteiramente com vc quanto a não plantar nada na talha. Que ela reine soberana no canto da varanda, como "grande dama". Está perfeita ali!
    :)
    Jussara - minasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa